Opic Telecon

Notícias

SET promove Seminário de Tecnologia em junho na cidade de Curitiba

Após realizar o SET Nordeste em Fortaleza, será a vez de Curitiba receber a primeira edição do Seminário SET Sul em formato renovado. O evento acontecerá na no Auditório Bege da Universidade Positivo, nos dias 6 e 7 de junho, das 9h às 19h. 

Os temas para a edição 2017 foram atualizados com base nos acontecimentos tecnológicos em discussão na última edição do NAB Show e nos destaques do Brasil e da Região Sul. “Toda a cadeia de produção e os aspectos regulatórios serão discutidos durante o encontro. É um momento singular para todos os que estão envolvidos em fazer TV e rádio”, pontua o vice-presidente da regional Sul da SET, Caio Klein.

Um dos principais assuntos é o switch-off da Região Sul, que será discutido no primeiro dia de evento e trará um relato sobre o processo, bem como ações que estão sendo tomadas nas cidades que ainda não passaram pelo desligamento. “O aprendizado é duplo nesses Seminários Regionais. O objetivo é nos atualizarmos sobre a situação do mercado local e levar a estes profissionais o que vimos de mais novo nos eventos internacionais, de maneira que estejamos todos alinhados e olhando para a frente juntos”, resume a presidente da SET, Liliana

A preservação do rádio em tempos de migração do AM para o FM, a transformação digital e o que isso altera na criação e transmissão de conteúdo, serão abordados em painel. Também serão apontadas as vertentes de modificação do perfil de recepção a que o veículo está submetido, como o “rádio híbrido” (que nos smartphones fazem o chaveamento automático entre a recepção AR do FM), e o aplicativo via dados (streaming), com diferentes bases de sincronismo em referência, e sua regulamentação. 

Os Seminários Regionais da SET

Em 2017, a SET celebra 20 anos de realização dos seus Seminários Regionais. Para comemorar, os eventos passaram por uma reformulação completa com o objetivo de torná-los mais dinâmicos e interativos. “Os broadcasters estão em um momento de muitos desafios. Ao mesmo tempo em que precisam investir pesadamente na migração das transmissões analógicas para digital, não podem deixar de se reinventar no desenvolvimento de novos produtos e serviços aos telespectadores. A tecnologia inova em ciclos cada vez mais curtos, e as decisões precisam ser tomadas rapidamente, sob pena de perdermos relevância”, finaliza Caio Klein.

Este ano, a SET realiza também:
 
SET Sudeste 2017 – 4 e 5 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ);
 
SET Centro-Oeste 2017 – 7 e 8 de novembro, em Brasília (DF);
 
SET Norte 2017 – 29 e 30 de novembro, em Manaus (AM).
 

Com informações da Revista da SET

 
Fonte: Tudo Rádio (tudoradio.com)